Você está em: Página InicialNotícias › PARCEIRO DO RJ MOSTRA MUTIRÃO ECOLÓGICO NO RJ

Notícias

PARCEIRO DO RJ MOSTRA MUTIRÃO ECOLÓGICO NO RJ

A dupla de Parceiros do RJ da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafael Caliari e Yuri, também entrou no clima da Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, e conferiram um mutirão ecológico de escoteiros. Os escoteiros foram separados em bases para propor possíveis soluções para o meio ambiente.

O Mutirão Nacional de Ação Ecológica aconteceu em 24 estados brasileiros.

"Numa das bases a gente está fazendo uma análise da água para ver a qualidade da água para a vida de peixes. A gente coletou a água do riacho que não tem contato com humanos desde a sua nascente até um certo ponto, e eu coletei também uma amostra de água do Rio Maracanã. A análise está mostrando que o rio é compatível com a vida de peixes. Já o Rio Maracanã, mesmo ante das comunidades, já não é mais compatível" , disse o chefe escoteiro André Luis Henrique.

De acordo com o também chefe escoteiro André Fernandes, o mutirão é importante porque cria nos jovens a consciência de que eles precisam tornar o mundo deles mais sustentável: "A ideia é que eles explorem, reflitam sobre o que é sustentabilidade, o que é ecologia, meio ambiente, e para que eles possam agir localmente, pensar global e agir local", disse.

O filho do vendendor Marcos Fernandes é "lobinho" e está há ano na vida de escoteiro: "O comportamento dele melhorou 100%. Eles têm um acesso muito grande ao conhecimento ambiental. Para o desenvolvimento do jovem está sendo muito importante porque melhora o caráter dele. Ele se torna parte de um grupo. Na verdade o movimento de escoteiro é uma família", disse.

O método de escoteiro de aprendizagem consiste numa pequena instrução e logo depois parte direto para a ação: "Assim como na escola você aprende a matéria e depois corre para fazer o exercício, e ajudar a fixar, nós do escotismo também temos isso, a gente passa o conhecimento para o jovem para que logo em seguida ele vá fazer", disse o escoteiro Pedro Tadeu.

Projeto Parceiro do RJ

Dezoito jovens foram selecionados para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em nove duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de nove regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem mostrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.

Fonte: g1.globo.com


Grupo de Trabalho de Sustentabilidade
Equipe Nacional de Atividades
Diretoria de Métodos Educativos
União dos Escoteiros do Brasil
(31)3207-8976, 3483-6516, 9818-1807
ueb.sustentabilidade@escoteiros.org.br