Você está em: Página InicialNotícias › Escoteiros navegam no rio Cuiabá de barcos-pet para medir poluição

Notícias

Escoteiros navegam no rio Cuiabá de barcos-pet para medir poluição

Um grupo de escoteiros, com idades entre 15 e 21 anos, iniciou neste sábado (13) uma aventura emocionante pelo rio Cuiabá até Santo Antônio de Leverger, a 35 quilômetros da Capital. O passeio, que tem como objetivo colocar em prática as regras do escotismo, foi feito em barcos montados com garrafas pets e material reciclado.

De acordo com a coordenadora do projeto, Vânia Arantes, os jovens irão aprender como enfrentar os desafios em conjunto. Conforme ela, eles irão realizar tarefas que têm como proposta fundamental observar o meio ambiente. "No trajeto eles irão registrar a fauna e a flora. Ainda irão relatar se há devastações no rio Cuiabá".

Os escoteiros vão percorrer cerca de 40 quilômetros remando. Durante o trajeto eles vão coletar amostras de água que serão encaminhadas para análise e ainda irão visitar comunidades ribeirinhas para promover a troca de experiências e a conscientização ambiental.

E foram os próprios escoteiros que montaram as embarcações feitas com madeira e garrafas pet recolhidas em restaurantes, bares e na vizinhança. Ao todo são sete embarcações para transportar 30 escoteiros. "Eles usaram garrafas de dois litros amarradas dos fitilhos", explica o chefe de equipe, Roosevelt Oliveira.

O presidente do grupo de escoteiros Uniselva, Laerton Melo da Silva, diz que pelo trajeto, os jovens irão passar por comunidades ribeirinhas como Bonsucesso e irão pernoitar no Engenho Velho. A chegada a Santo Antônio do Leverger está programada o domingo (14).

De acordo com o escoteiro Matheus Feltrin, todos irão levar rádio-comunicadores, colete salva-vidas, bússola, apito e água. "O ideal é se preparar antes passando protetor solar e ainda usar boné para se proteger do sol". A segurança durante o trajeto será acompanhada pelos pais que vão por terra. "Estamos levando alimentos e as bagagens", diz o engenheiro agrônomo Sidnei Lanza.

Fonte: G1 Mato Grosso


Grupo de Trabalho de Sustentabilidade
Equipe Nacional de Atividades
Diretoria de Métodos Educativos
União dos Escoteiros do Brasil
(31)3207-8976, 3483-6516, 9818-1807
ueb.sustentabilidade@escoteiros.org.br